Organizada com sessenta membros em 26 de Dezembro de 1953. Foi dirigida inicialmente pelo seminarista, Ismail de Oliveira Rodrigues, logo sendo consagrado ao ministério da palavra, como pastor local. Em 1954 foi construído em terreno próprio, situado à rua pastor Waldemar Zarro, 28 Trindade/SG, inicialmente um salão, e após anos de esforços, construído o templo antigo com capacidade para mil e duzentos membros.

A Pib de Trindade foi responsável pela organização de 14 igrejas em diferentes localidades, sendo: Igreja Batista em Itaúna, Igreja Batista em Jardim Progresso, Igreja Batista no Colubande, II Batista de Trindade, Igreja Batista El shadai (Mutondo), Igreja Batista Evangelho Pleno, Igreja Batista Nova Aliança(São Fidelis), Igreja Batista Betânia, Igreja Batista Betel, Igreja Batista Fé e Esperança, Igreja Batista O Senhor Reina, Igreja Batista em Tribobó, Igreja Batista em Rio das Ostras, Igreja Batista em Rio Bonito.

Durante 41 anos, foi liderada pelo pastor fundador, Ismail de Oliveira Rodrigues, que partiu para o Senhor em Fevereiro de 1994. Na ocasião foi chamado para assumir e dar continuidade ao ministério na igreja, em 27 de Fevereiro de 1994, o pastor Edson Alves de Sousa.

Em nosso Templo Antigo localizado à Rua Pr. Waldemar Zarro nº 28, nossos cultos eram realizados em duas reuniões, sendo a primeira às 17:30h e a segunda às 20:00h. Foi ainda no templo antigo que a PIB de Trindade lançou seus 7 Cd’s musicais assim intitulados: O Senhor Reina, Deus é Maior, Cristo é o Rei, Você pode Ser Livre, Celebremos a Vitória, O Véu se Rasgou e Lugar de Adoração. Recentemente no Templo Novo foi lançado o 1º DVD gravado ao Vivo com os louvores mais cantados. No Templo Antigo ainda são realizadas muitas atividades dentre elas citamos as seguintes: IBT Saúde, Unijovem, UNA, União Feminina, Projeto Alcance, Depam, Gabinete Pastoral entre outros.

Em Junho de 2008 a Pib Trindade inaugurou o seu novo templo no bairro de Nova Cidade com capacidade para aproximadamente 4.500 pessoas.

Em 18 de Outubro de 2011, a atual titular, Pra. Leila Cêa, assumiu a condução do rebanho. Sua direção caracteriza-se pela busca de modelos vivos, criativos, neotestamentário e culturalmente relevantes.
O resultado desta busca é hoje evidenciado numa comunidade vibrante que se alegra no louvor, se deleita na palavra e se esforça no serviço. É uma igreja que se importa em levar ao perdido o real sentido da vida e torná-lo um verdadeiro e frutífero discípulo de Jesus Cristo.