A ATITUDE VENCEDORA

A ATITUDE VENCEDORA

“Quando Golias veio para Israel, os soldados pensaram: ‘Ele é um inimigo tão grande que nunca vamos mata-lo’. Davi olhou para o mesmo gigante e observou: ‘Ele é um alvo tão grande, que eu não vou errar’” – JOHN MAXWELL (A Atitude Vencedora)

 “Quando Golias veio para Israel, os soldados pensaram: ‘Ele é um inimigo tão grande que nunca vamos mata-lo’. Davi olhou para o mesmo gigante e observou: ‘Ele é um alvo tão grande, que eu não vou errar’” – JOHN MAXWELL (A Atitude Vencedora)

As lentes com as quais olhamos as circunstâncias e desafios que nos são propostos são preponderantes para definir nosso sucesso ou insucesso pessoal.
E olhar determinado fato que se nos apresenta ou vivenciar uma circunstância desafiadora vai depender da nossa fé em Deus e em Suas promessas a nós, Sua igreja amada.
A fé é um acontecimento extraordinário que se dá em nosso ser e que está intimamente relacionada ao nosso nível de intimidade à Palavra de Deus, e o quão Ela está enraizada em nós, pois a própria Palavra nos diz que a fé vem pelo “ouvir”, e “ouvir” a Palavra de Deus (Rm.10:17 ), obviamente referindo-se à relevância, prioridade e valor que damos a Bíblia, e não apenas ao sentido da audição. Então, quanto mais íntimos formos da Palavra de Deus, mais nossa fé nEle será consistente, e teremos um olhar muito mais parecido com o do próprio Deus.
Certa feita (Nm.13), Moisés enviou doze homens, todos líderes de uma tribo de Israel, com a missão de reconhecer a terra de Canaã, que, segundo o próprio Deus, seria dada aos filhos de Israel por herança.
Apesar de terem conhecimento de qual era a vontade de Deus para com Israel em relação àquela terra, apesar de haverem constatado que era, de fato, uma terra que “manava” leite e mel, que produzia frutos excelentes (cachos de uva gigantes, romãs e figos), dez daqueles homens não tiveram fé suficiente para reconhecer o poder de Deus e sequer lembraram-se da Palavra de Deus aos seus pais, e repetidas a eles mesmos; sentiram-se incapazes diante do povo daquela terra, e como gafanhotos diante dos gigantes que ali havia.
Porém, dois daqueles doze líderes (Josué e Calebe) puderam olhar sob a mesma ótica de Deus, e motivar o povo santo com uma fé que viera do próprio Deus para os seus corações: 
“A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais”.
Aquela visão diferenciada de Josué e Calebe, oriunda de uma genuína fé em Deus e em Suas promessas, marcou-lhes a vida a ponto de leva-los à Terra prometida, e até hoje, mais de 3.500 anos após, serve-nos de inspiração nos textos sagrados. Enquanto todos os outros 10 líderes viam-se como gafanhotos, eles viam-se como alvo da graça e misericórdia de Deus (“se o Senhor se agradou de nós…”).
Essencialmente, o mesmo fato deu-se com Davi no episódio do vale de Elá, em que lutou contra Golias (1º Sm.17:2;19), e o venceu, vendo ali todas as possibilidades de vitória “em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel”.
Decerto, o dia de hoje nos proporá muitos desafios; transpô-los e vencê-los dependerá da forma como os olharemos, se os agigantaremos ou os veremos como realmente são; alguns serão de fato eliminados, outros apenas minimizados, enquanto aguardamos o agir de Deus a nosso favor (porque Deus sempre agirá em nosso favor, mesmo que contrariamente ao nosso querer), de forma que, durante todo tempo salmodiaremos: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei, Meu salvador e Meu Deus” (Sl.42b). Que a tua fé em Deus gere em ti a visão correta das circunstâncias e o leve a lugar seguro mesmo diante das adversidades. Em Cristo Jesus.
Deus o abençoe, sempre.
Pr. Carlos Alberto
PIB Trindade

 

 
WordPress PopUp Plugin